Da Origem do Homem aos dias atuais...

   
      O Homem devido a sua fragilidade física desenvolveu a inteligência, criou objetos necessários para sua defesa e alimentação, sua criatividade está diretamente ligada à necessidade, criando objetos a partir de pedras como faca, machado de mão, cunha etc.

     O Homem torna-se um ser pensante e sensível, está vivendo em grupo/sociedade, seus objetos são usados por todos no grupo, isto lhe dá prazer, desenvolve consciência do mundo que está criando, ao desenvolver objetos e idéias do que encontra na Natureza, começa a desenvolver a cultura do seu grupo social.
     Segundo Ostrawer, F., op. cit, p. 10: “O Homem cria, não apenas porque quer, ou porque gosta, e sim porque precisa; ele só pode crescer, enquanto ser humano, coerentemente, ordenando, dando forma, criando.”.

     Podemos dizer que a descoberta da escrita, por volta de 5000 anos A.C. no Egito e Mesopotâmia, foi fundamental para evolução do homem, é o ponto em que o processo histórico é dividido em pré-história e história, mas não se compara ao controle do fogo, no período Paleolítico Inferior, em que podiam se aquecer, cozinhar seus alimentos e defender-se dos animais, neste período, também classificado como Selvageria por Morgan, eles viviam em bandos, eram nômades e dependiam mais da coleta do que da caça para se alimentar, mas já tinham uma organização social, a qual tinham as tarefas divididas por sexo e idade.
     Na transição entre o período Paleolítico e Neolítico, houve a Revolução Agrícola, passaram de caçadores coletores para produtores de alimento, aprenderam a domesticar animais e a cultivar plantas, desenvolveram a Agricultura, algumas comunidades deixaram de ser nômades e viviam em aldeias, estavam organizados em Tribos.
     Já moldavam os metais como o cobre, ferro e o bronze fazendo armas e utensílios de uso agrícola e cozinhavam a argila para criar potes e podiam armazenar seus alimentos excedentes.
    
     Ainda não podemos afirmar se o aumento da população foi decorrente da agricultura ou o inverso, mas foram encontrados muitos esqueletos humanos e túmulos nestas aldeias neolíticas, demonstrando a convivência em grupo.

     A mulher foi importante durante este período, mesmo o trabalho sendo realizado coletivamente, ela tinha e tem a condição de criadora da vida, era ela quem organizava as tarefas na aldeia enquanto os homens estavam caçando, com isto ela era responsável pela transmissão dos hábitos culturais de sua Tribo para os mais jovens. Em algumas aldeias eram elas que comandavam a economia, tanto que a linha de descendência dos filhos era dada pela mãe (matriarcado), somente muito tempo depois é que o direito a herança passou a se fazer pelo pai (patriarcado).

     O Homem desenvolveu a linguagem como forma de transmitir o seu conhecimento e experiências vividas, criou sua cultura, de acordo com o seu grupo social, mas observo que o desenvolvimento tecnológico foi tamanho, que o homem está perdido em cada vez menos ter atividades que envolvam outros indivíduos, o avanço tecnológico tem sim seu valor científico, foram feitas inúmeras descobertas que melhoram nossa dia-a-dia, contudo não havia avaliação do efeito que estas descobertas trariam de ruim para nós, vejo que os jovens de hoje apresentam doenças que alguns anos atrás eram comuns em pessoas com idade mais avançada.

     O Homem tem sede de conhecimento, entretanto este conhecimento esta sendo adquirido em uma via única, pois tudo o que está sendo destruído pelo Homem talvez não retorne. Será que no futuro teremos apenas vida artificial?
     O mundo globalizado nos permiti aprofundar nosso conhecimento, mas estamos perdendo nossas raízes culturais, o que precisamos é saber nos orientar neste excesso de informações que recebemos diariamente, temos que qualificar o conteúdo das informações que chegam até nossas crianças, para que elas possam desenvolver um mundo mais humano e justo, para as futuras gerações...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual é a sua intensão .

Encontro de almas .

Passageiro